HOME l O CRIADOR l GALERIA DE FOTOS l ALIMENTAÇÃO l RECINTOS l CONTATO
 
 
 
 
CUIDADOS VETERINÁRIOS
 

Quando da aquisição de um novo pássaro, este é submetido a um período de aproximadamente 30 dias de isolamento (quarentena), sem manter contato com o restante do plantel para observação, visando excluir a possibilidade de o mesmo estar com algum tipo de doença que possa ser transmitida aos demais.
Quanto às doenças, considera-se a prevenção a maior e melhor aliada, portanto, todo cuidado é tomado no sentido de evitar contaminações por agentes externos, por isso, o acesso de pessoas é limitado. Também procura-se não trocar bebedouros ou outros recipientes entre as gaiolas, a menos que haja uma desinfecção prévia.
A higiene do tratador também é bastante importante no manejo dos pássaros, pois a falta dela poderá trazer doenças para dentro do criadouro ou levá-la para o ambiente externo.

Segue abaixo a descrição de algumas doenças mais conhecidas, suas prováveis causas e tratamentos:

Coccidiose - É provocada por um protozoário e causa penas arrepiadas, diarréia e fraqueza. O pássaro fica quieto e encorujado, as penas da cauda e da asa caem e na região da cloaca, as penas ficam sujas de fezes. Têm-se obtido êxito no tratamento feito com medicamento composto de metilcloropindolo diluído em água.

Verminose - É causada pela falta de higiene na gaiola, seus sintomas são: diarréia, fraqueza, tristeza. É tratada com mebendazole, piperazina, folhas de chicória, hortelã e mastruz.

Diarréia - Doença adquirida através de alimentos não indicados para consumo, ou mudança brusca na alimentação. O pássaro evacua freqüentemente (líquido abundante). Pode ser tratado com algumas gotas de limão, água de arroz ferventado, soro caseiro e em casos extremos usa-se o medicamento "penaviar".

Ácaros das penas - As penas apresentam-se caídas e é possível percebê-los como pequenos traços escuros entre as penas das aves. Para verificar se a ave está sendo atacada por ácaros, pegue-a e observe a sua asa aberta contra a luz. Utiliza-se com êxito spray Atomider Bird, protegendo os olhos e o bico da ave.



CANÁRIO COMUM CANELA OPALINO AMARELO INTENSO
ALIMENTAÇÃO FILHOTES POLÍTICA DE VENDAS


MANEJO EM CATIVEIRO DESCANSO DO PLANTEL CUIDADOS VETERINÁRIOS TEMPO DE VIDA

Formas de Pagamento:
Informações Legais

Registro no Ibama Nº 197.229
CTF (Cadastro Técnico Federal): 5226080
J B M de Freitas - ME / CNPJ.: 13.255.345/0001-38
2017 - CRIADOURO COMERCIAL BOCAINA - (14) 3666 2369 / (14) 99762 0803 site by